O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional. Em 2020, porém, a celebração foi duramente atingida pela primeira onda de Covid-19 no Brasil. Muitas lojas e shoppings estavam com as portas fechadas, e o processo de migração para o digital e ecommerce de muitos setores ainda estava apenas começando. Segundo dados da Serasa Experian, houve uma queda de mais de 30% no volume de compras em relação a 2019.

Ainda vivemos tempos muitos difíceis, mas a expectativa é de que os consumidores – que, assim como as lojas, estão mais adaptado às compras online – voltem a presentear as mães. Neste ano, a data será comemorada em 9 de maio. Você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital? Saiba que, com ele, é possível atrair mais consumidores e fazer mais vendas com um investimento menos volumoso!

Planejamento para o Dia das Mães

Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para os últimos dias.

Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?

Esse é o momento de definir todo esse cronograma!

Fuja de estereótipos de marketing

Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência.

Exemplo: a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos. É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?

Sobre isso, aliás, temos o post Como e por que fugir de estereótipos na criação da sua persona, que pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.

Prepare a loja, o site e as redes sociais

Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí. Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.

Para ajudar, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as suas redes sociais.

Se você tem uma loja física, pense em uma estratégia unifica de marketing para o Dia das Mães com seus ativos online. Isso cria uma identificação naquelas pessoas que pesquisam online, mas preferem comprar pessoalmente.

Organize a logística de entrega e o estoque para o Dia das Mães

Quem tem loja virtual deve organizar a logística de entrega dos produtos para que cheguem antes do Dia das Mães. É importante evitar atrasos, que podem significar a perda de um cliente que não teve como presentear a mãe a tempo. Deixe os prazos de entrega bem claros e ofereça opções de entrega expressa.

Outro problema é a falta de estoque. Como é uma data em que a venda de produtos tende a ser grande, previna-se contra a falta de estoque e atualize sempre o site quando produtos acabarem.

Da mesma forma, certifique-se de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes. Deixe aberto também um canal de reclamações para quem tiver problemas.

Publique um post no blog sobre o Dia das Mães

Que tal fazer um post em seu blog sobre o Dia das Mães, dando dicas de presentes que se encaixem em diversas situações do dia a dia ou em gostos diferentes de cada mulher? Essa é uma forma de ajudar pessoas que estão indecisas, assim como mostrar que você sabe do assunto. E, é claro, ajuda a divulgar os seus produtos.

Trabalhando palavras-chave relacionadas à data você também consegue atrair tráfego orgânico, já que muitas pessoas estão procurando por essas dicas.

Veja só a tendência de busca pela palavra-chave “dia das mães” nos últimos anos. Note como há um pico sempre próximo à data.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.